sábado, 14 de abril de 2018

“Instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente”


A Palavra de Cristo Jesus deve dominar o nosso ser por inteiro. Isto quer dizer que cada pensamento, palavra, ação e desejo, devem ser revestidos e dominados pela Palavra de Deus. É isto que quer dizer Colossenses 3.16: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo...”
Os crentes em Cristo Jesus devem obedecer esta ordem e se revestir cada vez mais da Palavra de Cristo. Devem se esforçar para aprender cada vez mais da Palavra de Cristo. Devem ler e estudar diariamente as Escrituras, para obter mais e mais da Palavra de Cristo e ter seu caráter moldado por ela. Mas notem, que não é só esse o objetivo prático de ser habitado pela Palavra de Cristo. Existe um outro objetivo prático, que diz respeito a instrução e aconselhamento de meu irmão na fé. A segunda parte do versículo diz: “instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria...”
Existe um mútuo mistério que exercemos na Igreja de Cristo Jesus. Cada crente é responsável por crescer no conhecimento da Palavra de Deus, aprendendo a manejar bem a Palavra da Verdade, com o fim de ensinar e aconselhar a outros. Esse mútuo ministério de ensino e aconselhamento, exercido no meio da Igreja, certamente contribui para a sua edificação. É dessa maneira que se dá o crescimento orgânico do corpo de Cristo, a Igreja. Cada membro do corpo coopera com os demais promovendo o crescimento e edificação do próprio corpo (Ef 4.15-16). É desta maneira que Deus planejou o funcionamento da Igreja. Ninguém deve se esquivar dessa responsabilidade.
É claro que o ministério de ensino e aconselhamento pertence prioritariamente àquele que exerce o ofício pastoral, mas, no entanto, a Palavra de Deus responsabiliza e conclama a todos, a participarem desse ministério. Sabendo disso, precisamos ter um olhar diferente para com o irmão que está ao nosso lado. Devemos olhar para ele, procurando enxergar nele suas necessidades e anseios, e munidos da Palavra de Deus, oferecer-lhe ensino e ajuda. Quando notamos a necessidade espiritual de alguém, não devemos esperar que outros tomem providência. Recebemos de Cristo um ministério, e por meio de sua Palavra que habita em nós, temos condições de dirigir ao necessitado uma Palavra que possa lhe servir de instrução ou aconselhamento.
Que no meio da Igreja de Cristo Jesus, eu e você, convictos de que recebemos o mútuo ministério do ensino e aconselhamento, cumpramos com nossa responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário