sábado, 14 de abril de 2018

Torna-te modelo dos fiéis - 1Timóteo 4.12


Escrevendo para Timóteo, um jovem pastor, o apóstolo Paulo coloca diante dele um grande desafio: tornar-se modelo para os crentes. Penso que, esse é o desafio que todo jovem crente tem diante de si, ainda mais considerando as desvantagens e obstáculos, que são próprios da juventude. Por isso, Paulo apresenta a Timóteo, em sua primeira carta, em 4.12, uma dupla orientação: 1. Supere as expectativas, dos crentes com respeito a sua juventude; 2. Tornar-te modelo nos diversos aspectos que envolvem a vida cristã. O que Paulo estava dizendo a Timóteo? Como que isso se aplica a vida de todo crente, e de modo específico àqueles que são jovens?
Primeiramente, Timóteo deveria superar as expectativas dos membros de sua igreja, no que se refere a sua juventude: “Ninguém despreze a tua mocidade”. Ser jovem pode ser vantagem, no que se refere a, força, vigor e disposição, próprias da idade. No entanto, a juventude possui desvantagens que são inerentes a esse período da vida, tais como, timidez (1Co 16:10, 11; 2Tm 1:7), inexperiência, soberba (1Tm 3.22) e paixões carnais (2Tm 2.22). A expectativa natural dos membros da igreja de Timóteo, era vê-lo cometer deslizes, tomar decisões precipitadas, e demonstrar imaturidade. É isso o que se espera naturalmente, encontrar em jovens. Como é próprio da idade, jovens são inexperientes; portam-se como sabichões; alguns são tímidos ou não possuem iniciativa e não conseguem muitas vezes controlar seus hormônios e por isso caem mais facilmente em pecados sexuais. Esta é a expectativa que se têm para com os jovens, mas, aqueles jovens que estão atentos e superam essas limitações, surpreendem os mais velhos e conquistam o respeito deles. Jovens, surpreendam os mais velhos demonstrando maturidade espiritual!
Segundo, Timóteo deveria tornar-se padrão, ou seja, modelo a ser seguido naquelas práticas cristãs, que ganham destaque e revelam as pessoas maduras espiritualmente. Em 4.15, Paulo reforça suas orientações, encorajando Timóteo a ser diligente na busca de uma vida exemplar, para que o progresso dele fosse conhecido de todos. Timóteo precisava ser modelo na palavra, ou seja na sua conversação diária, precisava demonstrar uma conversação sadia, pura, santa. No procedimento, ou seja, na conduta geral de vida, Timóteo deveria demonstrar comprometimento com a verdade. No amor, também, fosse para com Deus, ou para com os irmãos. A fé, tratava-se uma outra área em que deveria ser exemplo, ou seja, no que se refere a seu relacionamento com Deus de confiança e fidelidade. Por último, na pureza. Timóteo precisava devolver uma vida casta, santa. Como jovem, precisava controlar seus impulsos sexuais, não pecando nessa área. Possivelmente, Timóteo fosse solteiro, mas, é claro que mesmo os jovens casados devem cuidar dessa área tão delicada da vida. Os escândalos sexuais atingem muitos jovens crentes, que, por não terem autocontrole, dão vazão a seus desejos.
O desafio era grande, mas, seguindo as orientações de seu pai na fé, mesmo sendo ainda jovem,  Timóteo poderia ter grande sucesso em sua caminhada cristã e em seu ministério pastoral. Este é o mesmo desafio que os jovens crentes têm diante deles, ou seja, tornar-se modelo e padrão para outros crentes. Para que isso ocorra é preciso conquistar a confiança dos mais velhos, superando suas expectativas, demonstrando maturidade espiritual. Se faz necessário também, buscar a excelência nas práticas cristãs, que revelam comprometimento com nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário