sábado, 2 de setembro de 2017

Por que não evangelizamos?

Não sei por qual razão, não evangelizo mais do que tenho feito. Na verdade minha experiência nesta tarefa sempre foi agradável. Apesar de ter tido algumas reações desfavoráveis e antipáticas, por parte de algumas pessoas que abordei, no entanto, na maioria das vezes as pessoas foram receptivas, educas e algumas vezes gratas pelas palavras que ouviram.
Sempre voltei de um trabalho de evangelização de rua – aquele que é feito porta em porta – contente, satisfeito, com a sensação de dever cumprido e com vontade de participar de outro. Isto me ocorre todas as vezes que compartilho com alguém o Evangelho de Cristo, seja num trabalho específico de evangelização, seja em alguma outra oportunidade. Este sentimento de satisfação,  pude perceber também em outros irmãos que se envolveram com esta tarefa.
No entanto, percebo que apesar de tais sentimentos – que a princípio deveriam nos estimular a evangelização – evangelizamos menos do que deveríamos.  Por que será? Por que é tão difícil começarmos a evangelizar? Por que nos empenhamos tão pouco nessa tarefa?
Possivelmente uma resposta a estes questionamentos esteja no fato de que a evangelização, não faça parte de nossas prioridades de vida.  Ou quem sabe achamos que não se trata de uma tarefa nossa, ou quem sabe pensamos que seja opcional.
Precisamos entender que evangelizar não se trata de uma tarefa opcional. Evangelizar é uma tarefa que tem haver com o DNA do cristão. Somos chamados por Cristo para sermos seus discípulos. O discípulo deve agir, pensar e se conduzir conforme seu mestre. Logo, se somos discípulos de Cristo ele é nosso mestre. Sendo assim devemos fazer o que ele nos manda fazer.
Evangelizar é uma ordem, portanto precisamos cumpri-la. Precisamos fazer da evangelização um estilo de vida. Não só atender a convocação da igreja, quando convoca seus membros para um dia especial de evangelização, com entrega de folhetos, por exemplo. A evangelização deve ser um estilo de vida. Devemos estar sempre prontos para evangelizar. No trabalho, na escola, no supermercado, etc. Uma forma de evangelizarmos ou termos isto como meta é estabelecer relacionamentos com as pessoas ao nosso redor.
No livro O Evangelho e a Evangelização, Mark Dever diz que precisamos planejar parar de não evangelizar. Ele sugere  doze passos para isso: orar, planejar, aceitar, entender, ser fiel, correr o risco, preparar, ver, amar, temer, parar e considerar.
Planeje evangelizar. Ore para que Deus lhe dê oportunidades para evangelizar. Aceite esta tarefa que é sua. Entenda que é seu dever. Seja fiel a Deus nesta área. Corra o risco a fim de evangelizar. Veja o que Deus está fazendo dando-lhe oportunidades de evangelizar. Ame as pessoas e compartilhe com elas a verdade do evangelho. Tema a Deus e não aos homens. Pare de se isentar da sua responsabilidade. Considere o que Deus fez por você em Cristo, seja-lhe grato e o glorifique na evangelização.
Sigamos os passos sugeridos e façamos da evangelização um estilo de vida e decidamos parar de não evangelizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário