sábado, 30 de setembro de 2017

Precursores da Reforma Protestante: John Wycliff e John Huss



No artigo publicado anteriormente, falei sobre um movimento de protesto, surgido no final do século XII, os Valdenses. Hoje, quero falar sobre John Wycliff (1328-1384) e John Huss (1374-1415). Esses dois homens também contribuíram para que a Reforma Protestante eclodisse no século XVI e podem ser considerados seus precursores.
Wycliff era inglês, nascido em Yorkside, tornou-se padre e professor em Oxford. Favorecido pelo espirito nacionalista, que se desenvolvia na Inglaterra, Wycliff desafiou o poder papal, condenando o direito do papa de cobrar impostos da Inglaterra. Wycliff dizia que quando um papa aspira por poder humano e deseja ansiosamente cobrar impostos, não deveria sequer ser considerado um eleito. Entre seus ensinos, declarou que a Bíblia é a única e verdadeira regra de fé e prática. Como fruto desse entendimento, traduziu a Bíblia, da Vulgata (versão latina) para a língua inglesa, para que todo o povo inglês pudesse ter acesso a sua leitura. Para espalhar a Bíblia e divulgar seus ensinos, criou a ordem dos “sacerdotes pobres”, conhecidos como irmãos Lollardos. Wycliff morreu em 31 de dezembro de 1384, vítima de uma ataque cardíaco. Após sua morte, a Igreja católica conseguiu condená-lo por heresia e em 1428, seus restos mortais foram exumados e queimados.
Os ensinamentos de Wycliff influenciaram grandemente John Huss, que passou a ser um grande defensor e propagador de seus ensinamentos. Huss, era da Boêmia (hoje parte da República Checa), estudou na Universidade de Praga, onde mais tarde tornou-se reitor. Essa universidade recebeu estudantes de Oxford que difundiram os ensinamentos de Wycliff. As pregações de Huss coincidiram com o sentimento nacionalista da Boêmia, que desejava também se ver livre do controle da Igreja Romana. Huss, adotou as ideais de Wycliff. Defendia que o cabeça da Igreja é Cristo, que seus seguidores são os predestinados e que as Escrituras são sua lei. Muitos dos discípulos de Huss passaram a rejeitar tudo que na fé e na prática da Igreja Romana, não se encontrasse na Bíblia. Huss foi condenado como herege pela Igreja Romana e sentenciado a morte foi queimado em 6 de julho de 1415. Seus seguidores, após sua morte, formaram uma organização religiosa chamada de “Irmãos Boêmios” ou “Irmãos Unidos”. Desse grupo surgiu a mais famosa igreja missionária da história, a Igreja dos Morávios.

Wycliff e Huss foram importantes líderes de sua época e contribuíram para que a Reforma Protestante acontecesse no século XVI. Ambos foram influenciados pela leitura da Bíblia, da Escritura Sagrada. A Palavra de Deus mostrou-se mais uma vez na história, ser poderosa para influenciar e transformar vidas. Que essa mesma influência e poder se faça sentir em nossos dias e em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário