sábado, 30 de setembro de 2017

Os Precursores da Reforma Protestante: Os Valdenses



Neste mês comemoramos 503 Anos da Reforma Protestante. A data de 31 de outubro de 1517, refere-se ao ato de Martinho Lutero, afixar as suas 95 Teses na Capela de Wittenberg, na Alemanha, condenando diversos ensinos católicos. É claro, que a Reforma Protestante, não ocorreu somente devido a este ato de Lutero, antes, ela foi resultado da grande insatisfação que existia dentro da Igreja Romana. Várias eram as causas para essa insatisfação: 1. Espírito Nacionalista: desejo das nações de se libertarem da interferência papal; 2. Decadência Espiritual da Igreja: imoralidade do clero, superstição e misticismo; 3. Povo abandonado: descaso da igreja para com o povo, que não recebia assistência espiritual; 4. Queda Papal: disputa política dentro da igreja, bem como disputas entre o papado e os reis; 5. Inquietude social: revolta de camponeses contra a opressão dos fazendeiros e revolta contra a igreja por ser indiferente a essa situação. Tal insatisfação gerou diversos movimentos de protestos, liderados por homens, que se tornaram personagens importantes, a quem chamamos de Precursores da Reforma Protestante. Esses movimentos de protestos, ocorreram durante os séculos 12 à 16, culminando na Reforma Protestante.
Um desses movimentos de protestos foi encabeçado pelo grupo que recebeu o nome de Valdenses. Este grupo tinha esse nome por causa de Pedro Valdo, um rico comerciante que vivia em Lyon, na França, em 1176. Pedro Valdo começou a dar atenção e a praticar os ensinamentos bíblicos, especialmente de Mateus 10. Colocando em prática os ensinamentos de Jesus neste texto, vendeu todos os seus bens, distribuindo o valor para os pobres e começou a pregar o Reino de Deus e a estudar o Novo Testamento. Tão logo iniciou suas pregações, começou a ter seguidores e muitos admiravam-se da sua fé.
Para os Valdenses, a Bíblia era a única regra de fé e prática. Como resultado, começaram a combater os ensinos da Igreja Romana, que consideravam contrários a Bíblia, tais como: 1. O ensino da tradição como superior a Bíblia; 2. O ensino do purgatório; 3. A missa e orações pelos mortos;  4. O culto à Maria; e etc.
A Igreja Romana, tão logo tomou conhecimento dos ensinos de tais opositores, tomou providências na tentativa de os fazer calar. Valdo e seus seguidores foram excomungados da Igreja Romana em 1184 pelo Papa Lúcio III. Contudo, tal providência, não foi suficiente para calar os Valdenses. Eles continuaram a pregar e se organizaram numa igreja à parte da Igreja de Roma. Apesar de constantemente terem sido caçados pela Inquisição, eram intensamente ativos na pregação do Evangelho e na distribuição de porções bíblicas na língua do povo. Até hoje os valdenses podem ser encontrados no sudoeste de Turim, Itália.
Ao lembrar dos Valdenses, agradeçamos a Deus, por não permitir que sua Palavra ficasse esquecida. Mesmo em meio a circunstâncias sombrias e desfavoráveis à Igreja de Cristo, Deus despertou pessoas, para que movidas pelos ensinamentos do Evangelho, fizessem propagar a sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário