terça-feira, 5 de junho de 2012

A Bíblia e a Igreja


Qual a importância que a Bíblia tem em relação à Igreja? Qual a importância a Igreja tem em relação à Bíblia? Existem dois textos bíblicos que servem para responder a essas perguntas: Efésios 2.20 e 1 Timóteo 3.15.

O primeiro texto, Efésios 2.20, demonstra que a Igreja foi edificada sobre o fundamento que é o ensino dos apóstolos e profetas, sendo Cristo Jesus o fundamento principal: “[...] edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”. Os ensinos dos apóstolos e profetas, formam o conteúdo da Bíblia. Em outras palavras, tal texto ensina que a Igreja surgiu com base nos ensinamentos da Bíblia. Nesse texto o apóstolo Paulo ensina, que a Igreja depende da Bíblia. A Igreja não existe, senão, na dependência da Bíblia, a Palavra de Deus. É a Bíblia a fonte da vida da Igreja. Tanto a sua existência como subsistência vem da Bíblia. Esta é uma verdade que deve ser enfatizada, pois, a Igreja corre o risco de dar pouca atenção ao livro que lhe dá força e vitalidade.

O segundo texto, 1 Timóteo 3.15, demonstra que se por um lado a Igreja depende da Bíblia, por outro lado, a Bíblia depende da Igreja: “[...] para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. Esse versículo apresenta dois vocábulos que são aplicadas a Igreja do Deus Vivo, falando da função que ela desempenha em favor da Bíblia. “Ambos os vocábulos têm a conotação de prover suporte. O intuito de Paulo e enfatizar, em oposição aos falsos mestres, que a verdade do evangelho é encontrada na Igreja de Deus e sustentada pela mesma” (Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1445). A Igreja tem como função sustentar firme a Bíblia (ela é a coluna) e torna-la visível para ser conhecida de todos (ela é baluarte).

O que Paulo ensina nos dois textos, ou seja, em Efésios 2.20 e 1 Timóteo 3.15, são duas verdades que se complementam. No primeiro texto citado,  a Igreja depende em sua existência da Verdade (Bíblia), e no segundo a Verdade (Bíblia) depende da Igreja para sua defesa e propagação. Assim, a Igreja é chamada para permanecer na Verdade e para servir à Verdade, defendendo-a com firmeza contra os ataques inimigos e mantendo-a erguida perante os olhos do mundo. Assim, a Igreja precisa da Bíblia porque é edificada  sobre ela. E a igreja serve à Bíblia, segurando-a firmemente (coluna) e fazendo-a conhecida (baluarte). Nesse sentido, a Igreja desempenha a tarefa apologética e evangelística para com a Bíblia, da onde recebe a fonte de sua existência.

Concluímos que não podemos em hipótese alguma nos afastar da Palavra de Deus. Precisamos dela para a nossa saúde espiritual, para nossa existência como parte do corpo a qual pertencemos que é a Igreja do Deus Vivo. Precisamos dela para viver. Por meio dela Deus nos nutre espiritualmente. Lembremos também, da importância que a Igreja, que somos nós, exerce em relação à Bíblia.

Louvamos a Deus, por ter-nos dado a sua Palavra. Que Deus nos ajude a cumprir a nossa tarefa como Igreja e que não permita que nunca nos apartemos de sua Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário