terça-feira, 15 de junho de 2010

“Não vos conformeis...”

Nos anos recentes os valores morais têm sofrimento grande transformação. Isto tem afetado todos os seguimentos sociais, igreja, família e etc. Estas transformações, têm ocorrido, impulsionadas pelo consumismo, materialismo, individualismo e etc. A moda pode ser contada como agente a serviço desses “ismos”, que mencionamos. Como resultante de suas determinações, percebemos como tem sido valorizada a estética corporal em prejuízo das necessidades mais urgentes e importantes. Cresce dia-a-dia o número de academias, de “fórmulas mágicas” para deixar qualquer um com aquele “corpo sarado”, ou técnicas cirúrgicas ou não para produzir a forma física, conforme o padrão estabelecido pela sociedade secularizada. Como resultado direto desse novo tipo de culto ao “deus corpo”, jovens que ambicionam as passarelas, têm ficado doentes e algumas até morrem de doenças, que pouco ouvíamos falar, mas que hoje é comum ouvir falar nelas. Há algum tempo a trás ouvimos na televisão acerca de duas jovens que morreram, vítimas de anorexia.
De fato a preocupação com a saúde, com o corpo é um dever cristão. Nosso corpo é templo do Espírito Santo. Tal é a importância que tem nosso corpo, que Deus irá transforma-lo no dia de Cristo. Contudo, também é parte do ensino bíblico que devemos evitar as preocupações mundanas. O cristão, convicto da mensagem bíblica fará uso do bom senso, da sobriedade, lutando contra os valores e condutas que se chocam com a vontade de Deus. Viverá uma vida vigilante, para não se comprometer com as práticas desse mundo que se opõem à vontade de Deus, procurando discernir os tempos, não se conformando com este século (Rm 12.1-2).
Muitas pessoas não-crentes, têm refletido sobre as práticas que resultaram na morte daquelas duas jovens e têm proposto mudanças, pedindo providências, visto que têm entendido que os valores morais têm sido banalizados. E nós crentes, cristãos, temos refletido sobre tas condutas assumidas por muitos, temos lutado contra a degeneração dos valores morais, temos lutado contra as ofertas mundanas, propagadas motivadas pelo consumismo, materialismo, individualismo e etc.?
Que Deus nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário