segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Graça e tão somente, a graça de Deus em nós

 

1Coríntios 15.10

 

 

A palavra “graça”, bíblica e teologicamente falando, significa, “favor imerecido”. Deus por meio de sua graça, salva pecadores que nada mereciam de suas mãos. Se é por graça, logo, já não é por obras (Rm 11.16). É claro que não somente a salvação que recebemos das bondosas mãos do Senhor, mas o que somos e todas as coisas que temos, são frutos da graça de Deus em nós. “Eu mereço”, é claro que não, pois, não merecemos nada.

Em 1Coríntios 15.10, Paulo nos dá um testemunho muito importante, quando o assunto é “graça”. O apóstolo Paulo reconhece que tudo o que era, devia à graça de Deus atuando nele. Apesar de ter sido um perseguidor da Igreja do Senhor Jesus Cristo, e, portanto, imerecedor de qualquer benefício, o Senhor Jesus, não somente o alcançou por sua graça, mas também o transformou em apóstolo e fez com que seu ministério fosse abençoador para a Igreja Primitiva.  É claro que Paulo reconhece seu esforço, para ter se tornado no que era, pois ele diz: “e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã, antes, trabalhei muito mais do que todos eles”. No entanto, reconhece que seu esforço não lhe serviria de qualquer proveito, e ele não teria qualquer sucesso, se a graça de Deus não atuasse por seu intermédio: “todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Somos presunçosos e ingratos, quando olhamos para nós mesmos e achamos que o que somos e temos, foi conquistado com o nosso suor. Embora, a Palavra de Deus não dispense o nosso esforço e suor, devemos sempre reconhecer, que se não fosse a graça do Senhor, nada seríamos ou teríamos.

Graça e tão somente, a graça de Deus em nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário