sexta-feira, 28 de setembro de 2018

As eleições de 2018 e o eleitor cristão – Parte 2


Em Romanos 12.2, a ordem bíblica para o crente é: “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. A ordem segue em duas direções.
Primeiro, não podemos tomar a forma, nos tornar conforme, nos conciliar, nos adequar a este século. A palavra século significa, mundo, o caráter e a conduta do ser humano. Como cristãos nossa conduta não deve se adequar a forma e os valores deste mundo.
Segundo, “a atitude mental do crente deve ser determinada pelo conhecimento do evangelho, mediante o poder do Espírito e pelos interesses da vida por vir [...] e não pelas modas passageiras desta época (2Co 4.18; 1Jo 2.17). Somente através dessa renovação santificadora o crente torna-se sensível o bastante para ‘provar’ (discernir) o comportamento que está em consonância com a vontade de Deus em cada situação” (Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1337).
Certamente, não tomar o formato deste mundo e discernir a vontade de Deus em cada situação inclui, também, como votar nas eleições de 2018. Como cristãos, o evangelho de Cristo de Jesus deve nos afetar em nossa escolha. Os cristãos não devem ser conduzidos pelo pensamento deste mundo, ou seja, pelas diversas ideologias políticas que disputam o nosso voto, e que estão em oposição ao evangelho.
Cabe a cada crente, avaliar as diversas ideologias políticas, com os óculos do evangelho. Através desta avaliação no intuito de discernir a vontade de Deus, devemos optar por votar naquele candidato ou partido, que em sua proposta de governo, mais se adeque a um modo de pensar e de se conduzir cristão. Sem dúvida, não podemos votar naquele candidato ou partido, que de forma explícita ou implícita, tenha propostas que se chocam frontalmente com os princípios do evangelho. Sabemos de candidatos que são abertamente favoráveis a políticas públicas que promovam o aborto, que prejudicam a família, que apoiam países sob regimes totalitários. Sem dúvida, um candidato que apoia tais propostas está frontalmente se opondo aos valores do evangelho.
Nosso voto nas eleições de 2018, trata-se de uma grande oportunidade para refletirmos sobre nossos valores e avaliarmos se de alguma forma, nosso modo de pensar e de se conduzir está conformado ao mundo ou conformado a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário