quarta-feira, 30 de maio de 2018

Aprendendo a testemunhar com a mulher samaritana - João 4.39-42


O encontro da mulher samaritana com Jesus, rendeu a ela sua conversão e também, resultou na conversão de vários outros samaritanos.
Jesus encontrou a mulher samaritana na fonte de Jacó. Jesus estava de viagem para a Galileia, e tendo que atravessar pela província de Samaria, parou para descansar junto à fonte de Jacó e encontrou uma mulher que tinha ido tirar água da fonte. Aquela mulher procurara o horário em que o sol era mais intenso, na hora sexta, ou seja, ao meio-dia, para tirar água. Conforme podemos perceber pelo relato, possivelmente aquela mulher, ia ao poço tirar água nesse horário, para evitar encontrar-se com alguém de sua vila. Possivelmente ela tinha vergonha de sua situação conjugal irregular, pois, já tinha tido cinco maridos e a pessoa com que vivia, não era seu marido (cf. v.18).
Jesus ofereceu água da vida àquela mulher e resolveu seus questionamentos doutrinários. Através de Jesus, aquela mulher pode conhecer quem de fato era Deus e teve sua vida transformada, alcançando-lhe a salvação graciosa.
Como resultado da transformação operada em sua vida, aquela mulher não ficou calada. Tão logo recebeu o dom da vida, tão logo bebeu da fonte da água da vida, tornou-se uma fonte a jorrar para a vida eterna (v. 14). Aquela mulher deixou o seu cântaro, com o qual tiraria água do poço, e seguiu em direção a cidade, para anunciar as boas-novas de salvação, àquelas pessoas que antes evitava encontrar.
Causa-nos entusiasmo a atitude daquela mulher. Que mudança maravilhosa, Cristo operou naquela mulher! Logo depois de ter recebido a salvação lá estava ela anunciando a Cristo. Ela – da mesma forma que ocorreu com os discípulos numa época posterior (At 4.20) – não  podia deixar de falar das coisas que tinha visto e ouvido.
O testemunho daquela mulher foi impactante na vida dos homens de sua cidade: “vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!” (v. 29). Em razão de seu testemunho muitos samaritanos creram em Cristo Jesus e puderam receber também da água da vida (v. 39-42).
Testemunhar de Cristo foi uma atitude natural àquela mulher recém convertida. Ela havia recebido uma boa notícia e não podia guardar com ela, algo que também poderia mudar a vida de outras pessoas. O Evangelho que recebemos, as boas-novas de salvação que um dia nos alcançou e nos transformou, não pode ficar guardada conosco. Outras pessoas precisam também ouvir e provar da dádiva da salvação. Sendo assim, anuncie a boa notícia, proclame a Cristo a todas as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário