segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A falta de vigilância espiritual e as escolhas erradas - 2Samuel 12.15-25


As escolhas erradas de Davi e de Bate-Seba foram resultados das atitudes espirituais que assumiram e da falta de vigilância. Embora a ênfase seja dada no texto ao pecado de Davi, no entanto, percebemos que Bate-Seda permaneceu passiva diante de tudo, não manifestando qualquer desconforto com a situação. Por isso, consideramos que a escolha também foi dela. Para entender o que ocorreu com Davi e como um “homem segundo o coração” de Deus (1Sm 13.14; At 13.22) pôde trazer ruína para a sua vida e família, precisamos entender o que estava acontecendo com ele, e em que circunstâncias sua escolha ocorreu.
Em 2Samuel 11.1, temos o contexto em que Davi comete adultério com Bate-Seba. Lemos o seguinte: “[...] no tempo em que os reis costumam sair para a guerra [...] Davi ficou em Jerusalém”. Tais palavras parecem uma crítica a atitude de Davi e apontam para as circunstâncias de seu pecado. Ao que parece, Davi negligenciou as suas obrigações como rei de Israel. Ele deveria ter acompanhado seu exército, mas preferiu ficar em sua casa na ociosidade, a descansar e a passear, enquanto seus homens estavam em batalha (Veja-se o verso 2, comparando-o com os versos 1 e 11). A escolha de Davi foi determinada por sua atitude de negligenciar seus deveres como servo de Deus, visto que a posição que ocupava fora estabelecida por Deus. Foi Deus quem o havia ungido como rei para governar e estar à frente de Israel.
Conforme 2Samuel 11.2, em sua ociosidade e negligência, Davi ao olhar pelo terraço de sua casa avistou uma mulher tomando banho e que era mui formosa. A narrativa dos fatos dá entender que Davi agiu de forma descuidada. Estava aonde não deveria estar e olhou o que não podia olhar e cobiçou o que não era seu. Talvez, as grandes conquistas de Davi, conforme podemos perceber nos relatos do livro de 2Samuel, principalmente os capítulos 8 a 12, a posição de segurança e conforto que havia alcançado, pudesse ter “subido à sua cabeça”, e nesse momento o orgulho tivesse tomado conta de seu coração, a ponto de baixar a guarda espiritual de seu coração, ou seja, ele havia deixado de vigiar para não cair em tentação e esquecido que a carne é fraca (Mt 26.41; 1Co 10.12).
A história do adultério de Davi, nos ensina o quão é necessário cuidarmos de nossa vida espiritual, mantendo a vigilância, para não fazermos escolhas erradas. Davi subestimou a sua natureza pecaminosa, esquecendo-se de que ainda era um pecador e precisava vigiar sempre. Se tivesse agido diferente, não teria tomado a decisão de olhar pelo terraço e mandar buscar para si a mulher que não era sua esposa. Muitos caem em tentações como Davi caiu, por subestimarem os perigos espirituais. Quantos são aqueles que fazem escolhas erradas, escolhendo o adultério, a fornicação, simplesmente porque olharam “pelo terraço”, acessaram aquela página na internet com imagens impróprias, que não deveriam acessar, cederam a tentação de dar uma olhadinha apenas, e isto desencadeou outras atitudes e escolhas que resultaram em ruína.

O que Jesus ensina em Mateus 5.27-32 deve ser levado em conta, para não fazermos escolhas semelhantes à de Davi. Vigiemos para não cairmos em tentação, para não escolhermos o que pode nos conduzir a ruína. Antes, em tudo sejamos criteriosos, fazendo escolhas justas, que sejam reflexos de nosso compromisso com o Senhor e sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário