terça-feira, 11 de maio de 2010

O valor de uma mãe: Reflexo do cuidado de Deus para com seus filhos

Dentre várias figuras usadas nas Escrituras para se referir ao cuidado providencial de Deus, encontramos a figura da mãe. No Salmo 131.2, Davi usa a imagem de uma criança desmamada que se aquieta nos braços de sua mãe, para representar o perfeito contentamento e confiança que ele desfrutava em Deus: “[...] como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”. Sobre isso lemos na Bíblia de Estudo de Genebra, p. 711: Deus é o Criador tanto do homem quanto da mulher. O cuidado e a proteção que são a força de uma mãe são um reflexo de um dos aspectos do próprio caráter de Deus (Pv 8; Is 66.12-13)”.
No Salmo 57.1, Davi também se refere ao cuidado de Deus do qual ele desfrutava, como se fosse o cuidado de uma ave-mãe que acolhe seus filhos debaixo de suas asas, protegendo-os do calor, do frio e do perigo: [...] à sombra.de suas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Jesus também usou esta última figura, em Mateus 23.37, para expressar o que ele desejou fazer com Jerusalém.
A importância e o valor de uma mãe já foram retratados por diversos poetas, mas, o seu papel usado nas Escrituras para exemplificar o cuidado de Deus dispensado aos crentes, torna ainda mais relevante e magnífico o seu papel. Percebemos que, quando a mãe dispensa cuidado a seu filho, lhe proporcionando proteção e sobrevivência, torna-se reflexo, representação de Deus diante da criança. Em outras palavras, a criança aprende como Deus é em seu cuidado e caráter (ver Is 66.12-13). Assim, a mãe como ser criado à imagem e semelhança Deus, cumpre o seu dever imitando a Deus: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5.1). Muitas vezes, não nos apercebemos da importância do trabalho de uma mãe. No entanto, percebemos nas Escrituras, que a função materna é tão relevante, que o próprio Deus fez uso desta função para exemplificar o cuidado que dispensa a seus filhos. Assim, para melhor compreendermos o amor de Deus para com seus filhos, é nos dito nas Escrituras que tal amor é semelhante ao amor de mãe (embora este – da mãe – sirva apenas como uma pequena demonstração daquele – de Deus).
Louvamos a Deus pela existência de nossas mães. Por meio delas recebemos todo o cuidado e proteção, e acima de tudo, olhando para elas, podemos aprender acerca de um Deus gracioso, que amorosamente cuida de cada um de seus filhos. Oramos para que Deus faça cada mãe convicta de sua importância, e assim, possam desenvolver seu papel com maior dedicação.
Que Deus abençoe continuamente nossas mães, concedendo-lhes força e graça, para refletirem o caráter de Deus por meio de suas vidas.

Um comentário:

  1. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu ótimo blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    Medite em Colossenses 2.3

    Nele, Pr Marcello

    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto: Paulo, um pregador extraordinário

    P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

    Grato

    ResponderExcluir