quinta-feira, 21 de abril de 2016

A bênção de contribuir

“E isto afirmo: aquele que semeia pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2Co 9.6-7).


Nos anos de 1999 e 2000, pastoreie a Igreja Presbiteriana de Biguá, no Vale do Ribeira, região próxima ao litoral sul de São Paulo. Tenho gratas recordações daquele tempo, daqueles irmãos.
Dentre as recordações, uma ficou bem gravada em minha mente. Vi durante esses dois anos algo se repetir da parte de alguns irmãos, principalmente dentre os mais idosos. Na ocasião de seus aniversários, no domingo próximo a tal data, ao final da escola dominical, sem anunciar, o aniversariante se levantava de seu lugar, se aproximava da mesa, a frente da igreja, e depositava sobre ela um valor em dinheiro. Ninguém precisava explicar o motivo e o que estava acontecendo. Sem que ninguém me explicasse logo compreendi o que era aquilo. Pela gratidão e reconhecimento das bênçãos recebidas do Senhor por mais um ano de vida, tais irmãos ofereciam a Deus uma oferta especial. Mês a mês contribuíam com seus dízimos, mas, no dia do seu aniversário, outra contribuição era feita, de forma especial.
Não sei quem foi que ensinou tal pratica a tais irmãos. Quem sabe tenha sido um pastor anterior, ou quem sabe, tal procedimento, tenha sido herdado de crentes mais antigos, mas, o que de fato posso dizer é que tais irmãos aprenderam a fazer da contribuição uma bênção na vida cristã. Podia-se perceber nitidamente que tais irmãos, contribuíam com alegria, com gratidão, como expressão do reconhecimento de que Deus lhes havia abençoado com mais um ano de vida. Entender a contribuição como tais irmãos entendiam, de fato não é uma bênção? Sim, claro que é, pois, contribuir é um ato, fruto do reconhecimento das bênçãos de Deus. Nem todos participam dessa bênção, pois, falta-lhes o reconhecimento do que Deus tem feito na vida deles. É verdade que muitos não contribuem de forma alguma, pois, não conseguem entender que tudo o que têm vem do Senhor, por isso, não conseguem devolver a Ele em reconhecimento disso (1Cr 29.14).

Que Deus nos conceda sempre a bênção de contribuir, com nossos dízimos e ofertas, pois, isto nada mais é do que fruto do entendimento do que Deus tem feito por nós e entender isso é uma grande bênção.