quarta-feira, 31 de outubro de 2012

As Causas da Reforma Protestante do Século XVI

No dia 31 de outubro comemoramos o dia da Reforma Protestante. Foi nessa data em 1517, na Alemanha, em Wittenberg, que Martinho Lutero, monge católico, afixou na capela de tal cidade as noventa e cinco teses em que condenava doutrinas ensinadas pela Igreja Católica. No entanto, vale destacar que a Reforma ocorreu num contexto em que certas mudanças aconteciam e alguns fatores foram determinantes. Podemos destacar os seguintes:

1. Espírito Nacionalista – A Igreja Católica através do Papa exercia domínio sobre as nações. Sabemos que no período anterior a Reforma, o papado se intrometia nas questões de estado. A Reforma, em um dos seus aspectos foi uma revolta de algumas das grandes nações do oeste da Europa contra o domínio da Igreja exercido sobre essas nações por um estrangeiro - o papa. O espírito nacionalista desenvolveu-se durante os séculos 13 a 16, quando aconteceu a Reforma. A separação entre Igreja e Estado foi uma das conquistas da Reforma Protestante.
2. A Decadência Espiritual da Igreja – Quem assistiu o filme “Lutero” pôde perceber que na época da Reforma, o clero católico estava corrompido. A imoralidade havia tomado conta dos sacerdotes católicos. Egoísmo e acumulo de riquezas caracterizava a vida de muitos sacerdotes. O Evangelho não era pregado. A supertição e o misticismo haviam tomado conta da Igreja. O povo havia sido abandonado a sua própria sorte. Tal situação serviu de motivação para que se buscasse uma renovação da Igreja, e a Reforma foi a saída para isso.
3. A queda do poder papal – As disputas políticas dentro da própria Igreja, bem como, as disputas de poder travadas entre o papado e os reis, contribuíram para enfraquecer o poder papal. Com tal poder enfraquecido, a Reforma não pôde ser detida. Sem o apoio que o papa tinha de diversas nações, a Reforma se fortaleceu e se expandiu por várias nações da Europa.
4. Inquietude Social – Principalmente na Alemanha, as classes pobres de camponeses se revoltavam contra a opressão e exploração dos nobres que eram donos da terra. Os sacerdotes também se beneficiavam de tal situação e eram consequentemente indiferentes a situação do povo.
5. A Renascença – Os séculos 14, 15, e 16 foram uma Renascença, ou seja, aquele despertar da natureza humana que se processou tão extensa e profundamente que foi necessária uma nova palavra para descrevê-la: Renascimento. Todas as faculdades da natureza humana foram maravilhosamente despertadas e todas as atividades humanas apresentaram extraordinário progresso. Podemos destacar algumas conquistas desse período: 1) Grandes descobertas geográficas surgiram no oriente e no ocidente, de sorte que a forma e tamanho exatos da terra foram determinados; 2) Descoberta do sistema solar de Copérnico; 3) Invenções mecânicas, dentre elas a da imprensa em 1450; 4) Expansão do Comércio e da Indústria; 5) A Europa entrou em contato com a cultura e a civilização da Grécia e de Roma. Novo conhecimento da língua grega. A disseminação da língua grega fez com que os homens lessem o Novo Testamento no original. Ex: Erasmo e João Colet.
Esses foram fatores determinantes, que contribuíram para que a Reforma Protestante acontecesse. Percebemos como o Senhor Jesus Cristo age soberanamente na história, cumprindo a sua promessa de que “as portas do inferno não prevalecerão contra” a sua Igreja (Mt 16.18). Assim como se deu em outras ocasiões da história, o nosso Senhor não permitiu que a corrupção humana e nem as investidas do inimigo aniquilassem a sua Igreja.
Que a graça de Deus assista sempre a sua Igreja, preservando-a da corrupção e do engano. 

A Reforma Protestante e a sua Importância (2)


“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.16-17).

No dia 31 de outubro comemoramos o dia da Reforma. Como sabemos, foi nesta data, em 1517, às vésperas do dia de “Todos os Santos”, que Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittenberg na Alemanha, as suas 95 teses. Nelas Lutero combatia a venda das indulgências emitidas pelo papa, para a diminuição das penas do purgatório daqueles que as compravam. Lutero demonstrou que a Igreja não podia oferecer perdão aos pecados, tampouco alterar a situação do purgatório, mas somente Deus poderia oferecer perdão.
Essa data deve ser lembrada como o marco da Reforma, contudo, não foi somente devido ao posicionamento de Martinho Lutero que ela aconteceu. Outros antes dele, já haviam manifestado o seu descontentamento com a Igreja Católica e desejaram a sua reforma. John Wycliff, nascido por volta de 1320 ou 1330, foi um desses homens. Ele declarou que a Bíblia era a única regra de fé e prática e se voltou contra o suposto direito do papa de cobrar impostos ou taxas na Inglaterra. Suas ideias influenciaram John Huss (1373-1415) da Boêmia, que foi condenado à fogueira por seus ideais reformadores. Outro pré-reformador que tem destaque é Jerônimo Savonarola (1452-1498). Esses três homens serviram para fortalecer o espírito reformador que se efetivou por mãos principalmente de Martinho Lutero e de João Calvino.
É importante ressaltar que a Reforma Protestante aconteceu não somente motivada por ideais religiosos. Ela alcançou seu êxito, motivada por alguns fatores que sem eles ela não teria acontecido. Um deles foi a Renascença (séculos XIV-XVI), que podemos dizer, foi um período de grande progresso das atividades humanas. O desejo pelo conhecimento e o retorno aos originais, permitiu, por exemplo, que os reformadores  recorressem as línguas originais da Bíblia, não dependendo mais da interpretação do papado. Foi a época da invenção da imprensa por Guttenberg (1450), possibilitando a divulgação mais rapidamente das ideias e do conhecimento.
Podemos mencionar outros fatores tais como: Espírito nacionalista (luta por liberdade do domínio religioso universal exercido pela Igreja Católica); mudanças econômicas e sociais; revolta dos camponeses contra a opressão de seus senhores e contra a indiferença da igreja em defendê-los (Ex.: Camponeses da Alemanha).
Percebemos que a Reforma Protestante, não pretendia somente uma reforma religiosa, mas, queria uma reforma de toda a sociedade. Ela anunciava um modelo de vida diferente para o homem, partindo é claro de uma visão bíblica sobre todas as coisas. Daí, a Bíblia e somente ela, deveria ser a única regra de fé e prática. Na verdade a Reforma redescobrir o que havia sido esquecido.
Exemplo do que dissemos no parágrafo acima foi a Reforma que João Calvino realizou em Genebra. Ele foi convidado por Guilherme Farel para ajudá-lo na Reforma que este havia iniciado. Para Farel, Calvino era a pessoa que ele precisava para administrar Genebra e implantar os valores da Reforma.
Que os ideais da Reforma, sejam os nossos ideais. Que em todo o tempo as Escrituras Sagradas sejam para nós, a única regra de fé e prática. Desta forma acontecendo, iremos contribuir para mudanças, transformações em todos os setores da vida, assim como ocorreu no tempo da Reforma Protestante. 

A Reforma Protestante e a sua Importância



“[...] há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens,Cristo Jesus, homem[...] (1Tm 2.5).

No dia 31 de outubro comemoramos o dia da Reforma Protestante. Foi nessa data em 1517, na Alemanha, em Wittenberg, que Martinho Lutero, monge católico, afixou na capela de tal cidade as noventa e cinco teses em que condenava doutrinas ensinadas pela Igreja Católica. Tal ato se tornou decisivo e marcou esse movimento, que não foi apenas religioso, mas social e político, afetando diversos países, mudando a configuração do mundo ocidental.
Depois de Lutero, um outro homem teve papel fundamental no rumo da Reforma. Esse foi João Calvino. Francês, mas tendo que fugir da França por causa de seus ideais de Reforma, foi convidado por Guilherme Farel para ajuda-lo na Reforma da cidade de Genebra na Suíça. Foi nessa cidade que os ideais de Reforma de Calvino puderam ser testados.
Como já dissemos acima, a Reforma Protestante não foi apenas um movimento de cunho religioso, mas também, trouxe transformações em diversos países, em diversos aspectos, como sociais, econômicos e políticos. Essas transformações se deram em virtude dos pressupostos idealizados e resgatados pelos reformadores e, sobretudo com Calvino. A Reforma Protestante enfatizou a importância do indivíduo como agente responsável diante de Deus e do mundo. Neste aspecto, nota-se que até o momento da Reforma, as pessoas eram vistas pela Igreja Católica, como parte de um povo que precisava depender inteiramente da igreja institucionalizada. Era a igreja quem deveria interpretar as Escrituras, por exemplo. O povo (iletrado, analfabeto), não era visto como capaz de pensar e entender a Bíblia, somente o sacerdote tinha tal prerrogativa. Com a Reforma, as pessoas passaram a ser vistas como indivíduos, que com a iluminação do Espírito Santo, podiam ir às Escrituras e obter dela as instruções para a sua vida e até mesmo chegar ao conhecimento da salvação sem a mediação da igreja, somente com a mediação de Cristo Jesus. Com a Reforma, a pessoa passou a ser considerada um indivíduo, capaz de pensar, e responsável diante de Deus e do mundo. A Reforma Protestante resgatou o princípio do sacerdócio universal dos crentes. Com esse pensamento, o individuo passou a receber importância em seu papel como agente transformador da sociedade. A separação entre o sagrado e o profano foi abandonada. Para a Reforma, todas as coisas e todas as áreas da vida pertencem a Deus. Tudo deve ser feito para glorificar a Deus. Assim, a simples atividade de quem quer que fosse, podia glorificar a Deus, quando realizada para atender a esse propósito. Com isso o trabalho, ganhou uma dimensão importante. Enquanto que no pensamento católico era visto como profano, no pensamento da Reforma era visto como um meio para se glorificar a Deus.
Na questão política, a Reforma defendeu a separação entre Igreja e Estado. Calvino por exemplo ensinou que embora ambos os regimes eram de origem divina, contudo, deveria-se preservar a distinção entre eles.  A Igreja não deveria se misturar ao Estado. A Igreja não poderia se intrometer no Estado, nem este se intrometer naquela. Calvino, por exemplo, em seus escritos foi bastante contundente e criticou os bispos católicos que lutavam por se intrometer no Estado.
No âmbito social, pode-se destacar a ênfase que se deu à educação, além de outras. A Reforma Protestante promoveu a criação de escolas e universidades. Para os Reformadores a promoção do conhecimento era importante para criar uma nova sociedade.
Percebe-se neste breve resumo que a Reforma Protestante trouxe mudanças importantes nos países que a abraçaram. Infelizmente, nota-se que muitos ignoram as transformações promovidas por esse movimento. Devemos valorizar os avanços dados pela Reforma, praticando aqueles ideais que tanto benefício produziu no mundo.
Lembremos com gratidão a Deus, do que Ele fez e tem feito na história. Oremos para que o Evangelho ao ser vivido e testemunhado por nós produza transformações em nossa sociedade, à semelhança daquelas que experimentaram os primeiros reformadores.

Dia da Reforma Protestante


No dia 31 de outubro as Igrejas Protestantes em todo o mundo, comemoram o Dia da Reforma Protestante. Em tal data em 1517, o monge católico agostiniano, Martinho Lutero, afixou na porta da capela de Wittenberg, na Alemanha, as suas noventa e cinco teses, formuladas contra ensinos que ele considerava contrários às Escrituras Sagradas, a Bíblia. Dentre as doutrinas que condenava em tais teses, combatia a venda de indulgências promovida pela Igreja Católica para arrecadação de fundos.
Lutero não foi o primeiro e nem o único que desejou a Reforma da Igreja. Antes dele outros como John Huss (Boêmia), Wyclif (Inglaterra), desejaram tal Reforma, mas, não conseguiram levar adiante seus ideais.
Depois de Lutero outros apareceram no cenário mundial e contribuíram grandemente para que a Reforma tivesse êxito e chegasse a outras partes do mundo, principalmente na Europa. Um desses foi João Calvino, francês, mas que, por causa da perseguição que sofreu por aderir aos princípios reformados, teve que fugir da França. Calvino foi convidado a ajudar a cidade de Genebra em seu processo de adesão a Reforma Protestante. Escreveu várias obras de conteúdo teológico e exegético. Sua principal obra foi um tratado sobre a Religião Cristã, conhecida como “As Institutas da Religião Cristã”.
A Reforma Protestante se expandiu por diversas partes da Europa, promovendo transformações importantes, não só na religião cristã, bem como na política e economia.
Ainda no século XVI a Reforma Protestante tentou chegar ao Brasil, através dos invasores franceses, que ocuparam a Baía da Guanabara. No século XVII também com a invasão holandesa do nordeste brasileiro várias igrejas Reformadas foram estabelecidas. Contudo, nenhuma das duas invasões teve sucesso, e com isso também a Fé Reformada não pode se estabelecer em solo brasileiro.
No século XIX com a chegada de presbiterianos ao Brasil é que a Fé Reformada pode se estabelecer neste país. É claro que, os presbiterianos não foram os únicos a trazer na bagagem os ideais reformados. Outras igrejas também se estabeleceram no Brasil, a partir do período mencionado, e contribuíram para que os ideais reformados se difundissem.
A chegada de presbiterianos e de outros protestantes ao Brasil coincidiu com os anseios progressistas da sociedade brasileira. Os protestantes participaram e influenciaram mudanças importantes da nossa sociedade, tais como: a laicização do estado brasileiro e o interesse pela educação pública. Liberdade religiosa e educação básica para todos, tratam-se de temas que foram defendidos e promovidos pelos protestantes, já em meados do século XIX. O que se diz hoje acerca da educação foi algo defendido pelos protestantes desde a sua chegada. Não é à toa que as primeiras Igrejas Protestantes, construíam ao lado de seus templo uma escola.
No dia 31 de outubro nos lembramos daquela importante atitude de Lutero, mas também, nos lembramos de todos aqueles que foram instrumentos para que a Reforma Protestante se difundisse em todo o mundo e chegasse também até nós.
Somos gratos a Deus pelos valores e princípios que herdamos da Reforma Protestante. Que Deus nos abençoe usando-nos para a sua Glória!
Soli Deo Gloria!